URTICÁRIA CRÔNICA ESPONTÂNEA
- Ipraa

- 15 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
A urticária crônica espontânea (UCE), uma condição de pele que pode afetar significativamente a qualidade de vida.
Estima-se que 15 a 25% dos indivíduos da população em geral, em algum momento da vida terão um evento de urticária. Entre estes, alguns terão evolução para urticária crônica.
É caracterizada por lesões avermelhadas na pele, chamadas de urticária ou urticas que podem coçar, arder e até doer. Essas lesões podem variar de tamanho e forma e geralmente aparecem e desaparecem sem motivo aparente em até 24 horas, sem deixar marcas. A UCE pode vir acompanhada de angioedema, uma forma de inchaço que pode afetar lábios, pálpebras, língua e outras partes do corpo.
Alguns pacientes com UCE também podem apresentar uma condição chamada dermografismo, que é uma reação da pele ao contato físico, como arranhões ou pressão, resultando em lesões semelhantes à urticária, mas em formatos de linhas ou de acordo com como a pressão ocorreu no local.
As lesões de UCE geralmente duram menos de 24 horas, e podem se repetir em grande intervalos ou até mesmo, várias vezes por dia. A condição é considerada crônica quando as crises são recorrentes por mais de seis semanas. É importante destacar que a UCE pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou raça.
O tratamento para a UCE inclui a administração de antialérgicos, que ajudam a reduzir a coceira e a inflamação. Em alguns casos, podem ser necessárias doses mais altas de antialérgicos, ou a combinação de diferentes medicamentos. Outras opções de tratamento incluem medicamentos imunossupressores e biológicos, que são prescritos apenas em casos graves e sob supervisão médica rigorosa.
Além dos medicamentos, os pacientes com UCE podem se beneficiar de algumas medidas gerais, como evitar o uso de roupas apertadas, evitar o estresse, o calor e identificar e evitar possíveis gatilhos da condição, como determinados alimentos, medicamentos e produtos químicos.
Se você suspeita que tem UCE, agende sua consulta para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. Com o tratamento certo, a maioria dos pacientes pode controlar seus sintomas e levar uma vida saudável e ativa.




Comentários